










Depois de um incêndio, até o momento, de causas desconhecidas, o que sobrou do prédio está interditado e completamente abandonado. A creche era considerada pela população como um centro de educação infantil modelo que atendia as crianças da cidade e principalmente as do bairro Primor, em Sapucaia do Sul, onde estava localizada.
.O antigo prédio onde antes funcionava a creche Sociedade Amigos das Crianças - SAC, entidade filantrópica - sem fins lucrativos, localizada na Avenida Primor, fundos da Paróquia São José, foi completamente destruído pelo sinistro. A parte dos fundos que não foi atingida está completamente abandonada, conseguimos algumas fotos com um morador que estava por lá e pudemos constatar a situação, inclusive do interior do prédio.
Infelizmente a creche da SAC que etendeu tantas crianças está com vidros quebrados, matos e lixo ao redor, serve como depósito para diversos móveis, roupas, materiais, permanentes e de expediente, como livros e material da secretaria, por exemplo. O prédio recebe a visita de vândalos, moradores de rua, viciados em drogas, uns dormem no local e outros furtam o que encontram. A situação é realmente precária e a comunidade acha que o Poder Público Municipal deveria participar da reconstrução de uma nova casa para abrigar as crianças.
A falta de ocupação do que sobrou do imóvel pelas crianças facilitou que vândalos quebrassem os vidros e arrombassem as portas e janelas. A pintura das paredes têm pichações e até marcas de “pegadas” com cigarros de maconha e pedras de crak. Além disso, os entulhos, a caliça e mato tomaram conta do terreno. Essa depredação, causada pelo total abandono, representa danos no patrimônio. Da forma como está, o imóvel da SAC não tem mais condições de uso.
O que sobrou da creche, ao passar dos anos, foi ‘sofrendo’ com a ação do tempo e tornando-se perigosa, com rachaduras, vidros quebrados, porta arrombada, as madeiras podres ou com cupim, o que trouxe à tona a necessidade de construir um local decente para abrigar as crianças com segurança.
Segundo alguns moradores, o projeto para uma nova creche há. Entretanto, não existe dinheiro suficiente, apoio da municipalidade e também não existe previsão de quanto tempo poderá ser construído um prédio adequado para abrigar a nova creche. Hoje, existem poucas creches no município e muitas crianças estão sendo prejudicadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.